Angkor Wat (ou Angkor Vat) é um templo em Angkor, Camboja. Foi construído pelo rei Suryavarman II, no começo do século XII, como o seu templo central e capital do Estado.
É o maior e mais bem preservado templo no local e também o único que restou com importante significado religioso - inicialmente hindu, e depois Budista - desde a sua fundação.
O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitectura Khmer. Tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira e sendo sua principal atracção turística.
Foi desenhado para representar o Mount Meru, casa dos deuses da mitologia Hindu. Dentro de um fosso e uma parede externa de 3.6 km (2.2 milhas) de comprimento, estão três galerias rectangulares, cada uma erguida em cima da outra.
No centro do templo fica um quinteto de torres. Diferente da maioria dos templos Angkorianos, Angkor Wat fica virado para oeste, estudiosos se dividem em relação ao significado disto. Também pela grandiosidade e harmonia de sua arquitectura, o templo é admirado pelos seus baixos relevos extensos e pelos vários desenhos que adornam suas paredes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário