Anuncios!

sábado, 15 de maio de 2010

:: Feira de Caxixis ::

Feira de Caxixis é sem dúvida uma das maiores atrações da cidade de Nazaré das Farinhas. Acontecendo há três séculos, todos os anos a cidade de Nazaré reúne durante a Semana Santa cerca de 250 oleiros em frente ao Prédio dos Arcos para disseminar a arte das esculturas de barro, além das muitas atrações como apresentação de bandas, queima de Judas etc.
Além de ter um caráter cultural, ártistico e histórico, a Feira dos Caxixis aborda também a religiosidade do povo nazareno.
Há uma história sobre a origem da feira, a qual foi contada por um vendedor ao repórter Alberto Vita em sua matéria "Feira de Caxixis", na Revista Manchete, de 16/05/53, que por sua vez passou adiante, tal como ouviu.

"Um velho vendedor de louças de barro,de nome Francisco Medina, conhecido popurlamente pelo nome de Cabloco Velho, que trabalha e vende 'caxixis', há 64 anos, (naquela época), afirma-nos que a feira teria surgido acidentalmente. Um trabalhador de cerâmica, há mais de dois séculos, de nome Patrício, ao se dirigir para Nazaré com sua família, na quinta-feira Santa, lavava consigo algumas louças em miniaturas, expondo-as no grande largo onde se tinha a feira livre. Imediatamente foram vendidos e muitas foram as sugestões para que voltasse com trabalhos idênticos. E isso se repetiu nos anos seguintes, dando lugar à grande feira que até hoje se realiza"
PROJETO CAXIXI PARTICIPAÇÃO DO FILHO ILUSTRE - VAMPETA
O projeto busca resgatar a arte do caxixi, objetos de enfeitos e utilitários feitos de barro, fomentar a produção do artesanato local e utilizá-lo como tema ligado à história da cidade e à vida do povo do Recôncavo.
Público Alvo: 40 adolescentes de 15 a 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário