Anuncios!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

:: As Afinações de Robert Johnson ::

Cento e um anos depois de seu nascimento, Robert Johnson ainda é um mistério. Ou pelo menos sua afinação da guitarra é.

Há especulações de que Johnson usava 17 afinações diferentes, incluindo alguns baseados em maior e menor acordes de sétima.

Para um homem que registrou 41 versões de 29 canções, mais de 70 anos atrás, toda estas controvérsias entre os seu som de slides inspirado, tentar duplicar exatamente seus sons na guitarra é fascinante e engraçado.

Ao invés de classificar com a arrogância, professores como Bob Brozman e Mann Woody fizeram isso em livros e no filmes uma vez que Johnson foi conhecido por ter montando o musical Peavine especial até o Delta.

Embora Johnson na tenha tocado uma guitarra elétrica pois foi envenenado por um marido ciumento em 1938, o som do seu violão é um agradável limpo com tons de excelente projeção como.

Então é uma questão de afinação e técnica. O slide, ágil dedos rotação e outras características de Johnson e estão documentadas sobre as gravações.

Como o blues de New Orleans e guitarrista de jazz Lonnie Johnson, cujas gravações Robert Johnson ouviu, Robert ocasionalmente usava afinações em D(Ré), que hoje são muito usadas por bandas de metal e roqueiros. Check out "Drunken Hearted Man", é uma canção triste e linda, “Malted Milk", “I’m gonna beat my woman/Until I’m satisfied,”, também são musicas que utilizam essa afinação para sua execução porque simplesmente interrompe a seqüência de baixo como na afinação padrão cromática.

Robert também tocou bastante afinações em G(Sol) aberto, inspirando Keith Richards, que usou essa afinação com os Rolling Stones em por exemplo: "Robert's Love in Vain".

A afinação em G(SOL) aberto é: D-G-D-G-B-D.

Johnson também usou a afinação mais comum do Delta D(Ré) e E(Mi) abertos, que são DADF #-AD e EBEG #-BE. Estes foram pontos de entrada para a grande guitarristas de slide e de Rock, porque os acordes são formados simplesmente colocando um dedo em todas as cordas em qualquer casa. É bastante fácil de gravar em slide nessas afinações, como Jack White. Mas qualquer coisa que parece simples o músico precisa ser capaz de realmente fazer uma declaração pessoal, com linhas simples nota e acordes parciais nestas afinações é exigido um grande grau de mestria.

Minha afinaçãos favorita de Johnson é E- (Mi menor), desde que o acompanha o seu pranto vocal em "Hellhound on My Trail". Os tons são lindos e Johnson também usou o ajuste para "Come On in My Kitchen", "Crossroads Blues" e "Terraplane Blues".

Este material não é só para loucos por blues. Eu também incentivo compositores a explorar afinações abertas. Se você está acostumado a jogar na norma, as liberdades de cordas e de afinações abertas são sons que fazem abrir um novo mundo que pode ser descontroladamente inspirador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário