Na próxima quinta-feira, 29/07, Luciano Calazans apresenta-se com a banda Ufonia na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho. O show marca a estreia do projeto Dia do Jazz no Pelô, sempre na última quinta do mês, realizado pela CUFA Itapuã. A abertura fica por conta da banda Terno de Ás, formada por estudantes de música da UFBA. O espetáculo começa às 20h e a entrada é franca. Mais informações pelos telefones (71) 3286-7589 / (71) 8830-7528.
Luciano Calazans Contrabaixista, arranjador e compositor, Luciano Calazans tem a veia musical extremamente aflorada. Instrumentista profissional desde os 13 anos de idade, o baiano tem uma carreira extensa e coroada de parcerias com grandes artistas, tendo gravado com nomes como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Zezé de Camargo e Luciano, Fafá de Belém e Xuxa. No seu trabalho solo, Calazans produz um som instrumental experimental, voltado para arranjos arrojados de metais, que flerta com a Música Popular Brasileira. Para o Pelourinho, Luciano preparou um show todo autoral, baseado no seu primeiro CD Contra Baixo Astral, gravado em 2005, e no próximo CD a ser lançado no segundo semestre de 2010, intitulado Luciano Calazans e Ufonia (Musica Instrumental Popular).
Ele explica que todas as composições se referem a momentos da própria vida, como a canção Luca, que Calazans compôs para que fosse a primeira coisa que o filho Luca ouvisse ao nascer. “Um CD meu é um livro em forma de som, conta diversas histórias”, diz o artista.
Terno de Ás O grupo reúne a jovialidade e o vigor de três estudantes da escola de música da UFBA. Uma de suas características mais fortes é o fato dos arranjos serem próprios e marcados pelo virtuosismo em uma linguagem essencialmente brasileira. As novas roupagens fazem clássicos da música popular soarem como novidade aos ouvidos de quem tem o prazer de apreciá-lo. O trio vem desempenhando atividades musicais por salvador e cidades adjacentes. Em se tratando da formação, compõe-se de três brilhantes talentos: Daniel Santana, graduando em violão sob a orientação do professor Dr. Mário Ulloa, tendo aprimorado seus conhecimentos musicais em Master Classes com os professores, Marco Pereira, Marcus Tardelli, Eduardo Gloeden, João Paulo Figueirôa entre outros. Atualmente, é professor de violão e teoria musical no curso de extensão da UFBA, além de ministrar aulas particulares por Salvador; Lucas Andrade, graduando em clarineta pela UFBA sob orientação dos professores Dr. Pedro Robatto e Dr. Joel Barbosa, premiado em 2009 no concurso JOVENS SOLISTAS, o mesmo foi solista frente a orquestra sinfônica da UFBA na qual atua como primeiro clarinetista convidado. Atualmente é professor de clarineta no curso de extensão da UFBA; Diogo Florez, graduando em percussão pela UFBA sob a orientação do professor Jorge Sacramento, tem grandes influências da música afro-peruana e brasileira. Adquiriu grande parte de sua experiencia na sua estadia no Canadá onde acompanhou o músico escorces Robert Gilles, a banda de marimbas africanas M’Tony Malayka e a harpista Alicia Candal. É membro atualmente do Grupo de Percussão da UFBA, onde ja realizou diversos concertos, como no Festival Latino Americano de Percussão realizado em Uberlândia-MG e o Festival 2 de Julho em Salvador. Participou das gravações do lançamento e pré-lançamento da banda Pirigulino Babilake em 2010 e atua como musico convidado no espetáculo Palharia, palhaço palhaçaria,contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. O trio instrumental Terno de Ás está entre os grupos que vêm se destacando no cenário artístico baiano e colaborando para o reconhecimento da nossa música instrumental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário