Anuncios!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

:: Gênio russo não comparece na entrega de seu prêmio de um milhão de dólares ::

Lembram da história do russo Grigori Perelman, conhecido como o homem mais inteligente do mundo atual, que recusou-se a receber a Medalha Fields e um milhão de dólares do famoso Prêmio do Milênio que o Instituto Clay de Matemática, dos EUA, oferecia para quem resolvesse a Conjectura de Poincaré?

Pois segundo o jornal russo Komsomolskaya Pravda, Perelman recusou-se a aparecer na conferência do Instituto Clay realizada terça feira passada (08/05) em Paris, quando Grigori seria agraciado com o prêmio. Outro matemático russo, Mijaíl Grómov, que reside na França, mas viaja regularmente a Rússia, recebeu o certificado de Perelman e ofereceu-se para entregá-lo durante a próxima visita.

- "Os dois se conhecem e espero que se encontrem", declarou Ludwig Faddéyev, ex chefe de Perelman. "Se alguém se apoderar desse certificado, não vai poder cobrar o milhão, Grigori é o único que pode fazê-lo. E o depósito bancário vale por um ano. Se Perelman voltar a recusá-lo, será gasto em beneficência", disse.

Perelman que reside em São Petersburgo, se nega rotundamente a falar com a imprensa e intervir em público. Na semana passada, uma repórter tentou falar com sua mãe e ouviu:

- "Nós não queremos falar com ninguém da imprensa nós não estamos dando entrevistas, parem de encher o saco!" disse a mãe de Perelman pela porta do seu apartamento.

Já na única oportunidade que conseguiram arrancar palavras da boca do matemático, ele disse:

- "Eu não sou um herói da matemática. Eu não fiz nada de excepcional, e eu não quero ser observado por todo o mundo. Eu tenho tudo o que eu quero e parem de me perseguir, VTC!."

Não é conhecido como Perelman ganha a vida, mas os boatos indicam que ele trabalha como professor particular. Um vizinho do matemático contou que ele mora em um apartamento pelado:

- "Um dia entrei lá e só vi uma mesa, uma poltrona e uma cama com um colchão velho e sujo", disse.

Enquanto isso, os políticos de São Petersburgo já têm uma solução para o problema do milhão de Perelman. Eles querem que o matemático doe o dinheiro a eles e já fazem planos.

O gênio russo aceitará o prêmio? Ainda não há nenhuma resposta a esta pergunta.

O que você acha da atitude de Grigori? É um louco ou só um gênio incompreendido... ou os dois?


Fonte: Pravda

Nenhum comentário:

Postar um comentário