O negócio musical é uma das atividades mais lucrativas da indústria do entretenimento. Desde que os cantores de rock and roll como Elvis Presley ou The Beatles impactaram o mundo e conseguiram ganhos milionárias, a indústria mudou para sempre e valorizou como nunca antes os artistas da música. |
Mariah Carey. Em abril de 2001, EMI desembolsou de 190 milhões de reais para ter um contrato de exclusividade da diva do pop. Seu primeiro álbum, Glitter, resultou um fracasso em vendas o que provocou que a companhia rescindisse o contrato pagando uma multa de 50 milhões de reais aproximadamente como compensação para a cantora.
Prince. A turnê que mais rendimentos teve em 2009 foi a de Madonna; no entanto, em relação ao custo beneficio, Prince foi o verdadeiro vencedor já que do total dos 160 milhões de reais obtidos da venda de entradas de seus shows, obteve 85% dos ganhos, devido ao baixo custo de sua produção. Para cada concerto, Prince ganhou um milhão de dólares livres.
Brian Eno. Em 1994, a Microsoft pediu ao ex membro do Roxy Music para que compusesse o som inicial do sistema operacional Windows 95; um contrato de quase 100 mil reais por seis segundos de música.
Robbie Williams. Em outubro de 2002, EMI ofereceu ao cantor o melhor contrato que uma estrela britânica tinha assinado até então. A companhia pagou 215 milhões de reais por um contrato de quatro álbuns com a companhia.
Kylie Minogue. Em 2008, a estrela australiana fez um concerto exclusivo para 2 mil pessoas, em Dubai, convidadas de um rei. Por esta única apresentação, a cantora cobrou cinco milhões de reais.
Simon Cowell. O diretor da Sony é conhecido mundialmente por sua participação no programa American Idol e Britian's Got Talent. No primeiro cobrou a 80 milhões de reais, e pediu um valor similar para aparecer na versão americana do The X Fator.
Bruce Springsteen. Em 2003, o músico originário de New Jersey organizou uma série de 10 concertos no Giants Stadium desta cidade que estabeleceram o recorde de rendimentos de um só artista apresentando em uma cidade. Por esta série de recitais ganhou 140 milhões de reais.
U2. Só em 2009 ganharam 190 milhões de reais por sua turnê 360 Tour que é o espetáculo musical mais caro da história. Em 2010, a banda pensa em continuar com as apresentações ao redor do mundo.
Madonna. Em 2009, seu Sticky and Sweet Tour converteu-se na segunda turnê mais bem-sucedida da história. Com uma arrecadação de 680 milhões de reais.
The Rolling Stones. Em 2007, sua turnê A Bigger Bang arrecadou a cifra recorde de 980 milhões de reais. Desde 2005 e até 2007 a banda apresentou-se em todo o continente americano, Europa, Austrália e Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário