Depois de performance apenas razoável em 2009, Ferrari antecipou contratação de Fernando Alonso e acreditou na recuperação de Felipe Massa para retomar coroa de campeão na F1 em 2010
Warm Up
Mark Thompson/Getty Images |
[Especial F1 2010 do Grande Prêmio]
► Grande Prêmio mostra segunda parte do Especial F1 2010: Pilotos e Equipes
MARCUS LELLIS [@marcuslellis]
de Santos
Scuderia FERRARI Marlboro
Carro: F10
Motor: Ferrari
Cor dominante: vermelho e branco
Principais dirigentes: Stefano Domenicali e Aldo Costa
Pilotos de testes: Giancarlo Fisichella (ITA), Luca Badoer (ITA) e Marc Gené (ESP)
Em 2009: 4ª colocada com 70 pontos, 1 vitória, 5 pódios
Pré-temporada: 7.353 km
A Ferrari tenta voltar ao topo da F1 neste ano. O time italiano se viu com o inesperado papel de coadjuvante do Mundial de 2009. Os números provam isso: quarta colocada, com apenas uma vitória. Muito pouco para uma escuderia que estava acostumada a títulos, vitórias, pódios, dobradinhas e o que mais viesse. Por isso, resolveu se focar no desenvolvimento da F10 desde o ano passado, dispensou Kimi Raikkonen e antecipou uma contratação que já estava concluída para 2011: Fernando Alonso. A Ferrari aposta todas as suas fichas na parceria do espanhol com Felipe Massa, que volta às pistas depois de ter perdido a metade final da temporada anterior após seu grave acidente no treino de classificação para o GP da Hungria. Ainda é cedo para saber se cartada dos italianos terá resultado, mas já foi o bastante para impor respeito aos rivais, que consideraram a equipe como a melhor dos treinos coletivos de fevereiro na Espanha e o time a ser batido no início do campeonato.
AFP |
Felipe Massa
28 anos, brasileiro
Em 2009: 11º colocado, com 22 pontos, 1 pódio
A temporada 2009 da F1 provavelmente será esquecida por Felipe Massa. O fim dela, certamente, não faz parte da memória do piloto da Ferrari. Sua participação no ano passado acabou no treino de classificação para o GP da Hungria, quando uma mola do carro de Rubens Barrichello, então na Brawn, se soltou e atingiu a testa do brasileiro. Foi um acidente muito sério, que poderia ter causado graves seqüelas ou até o pior a Massa. Só que o paulista, natural de Botucatu, superou esse drama, ao ponto de guiar um carro de F1 antes do GP do Brasil passado. Felipe vem babando para mostrar três coisas. Que pode pilotar em alto nível após tanto tempo parado. Que o Mundial passado, com performances apenas razoáveis, foi só um acidente de percurso. E que é capaz de superar o bicampeão mundial Fernando Alonso, seu novo companheiro de equipe, com o mesmo equipamento.
Pontos fortes: capacidade de reação e o conhecimento do trabalho realizado na Ferrari
Pontos fracos: a incerteza quanto ao seu desempenho após o acidente e ao seu confronto contra Fernando Alonso
Jaro Munoz/AFP |
Fernando Alonso
28 anos, espanhol
Em 2009: 9º colocado com 26 pontos, 1 pódio
Fernando Alonso queria a Ferrari. A Ferrari queria Fernando Alonso. Esse casamento era inevitável e já tinha data marcada: 2011. Só que os problemas vividos pelos italianos em 2009 e a insatisfação do espanhol na Renault foram fundamentais para que o matrimônio fosse antecipado. Em seus últimos meses no time francês, o bicampeão mundial se viu próximo de um escândalo que tirou Nelsinho Piquet, Flavio Briatore e Pat Symonds da F1. Nada respingou no asturiano, que volta a um time de ponta após três anos. Depois de tanto tempo como coadjuvante, Alonso tem a oportunidade de voltar a ser a estrela da companhia chamada F1. Na Ferrari, Fernando pode pensar novamente no tricampeonato, sonho adiado nas últimas duas temporadas.
Pontos fortes: é rápido e se adapta muito bem a novos ambientes, como o da Ferrari
Pontos fracos: pode se perder em uma disputa dentro da própria equipe, como pode acontecer com Felipe Massa
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