Anuncios!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

:: LILITH, A PRIMEIRA MULHER DE ADÃO ::

Muitos conhecem a história bíblica do Gênesis, Adão e Eva, entretanto poucos sabem que Eva não foi a primeira mulher de Adão, e sim Lilith.



Criada por Deus junto com Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio.

“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” Gênesis 1:27

De acordo com a interpretação da criação humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000 d.C, Lilith foi criada por Deus com a mesma matéria prima de Adão, porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas relações sexuais".

Ben Sira conta a história de Lilith para Nabucodonosor:

Depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, Ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilith. Adão e Lilith imediatamente começaram a brigar.

Lilith disse: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?"

Quando Lilith percebeu que não seria ouvida, nem  tratada de maneira igual, ela pronunciou o Nome divino, 4 letras em hebraico YHWH, com isso ganhou poder e voou para longe.

Adão permaneceu em oração diante do seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!". Ao mesmo tempo Deus enviou três anjos para trazê-la de volta, sem sucesso.

A partir da negativa de Lilith, Deus cria uma segunda mulher, Eva.

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:23 (reparem no agora)

Após os hebreus terem deixado a Babilônia, Lilith perdeu aos poucos sua representatividade e foi limada do Velho Testamento. 

A palavra Lilith, do hebraico significa noite, logo foi associada a um demônio noturno, citada em Isaías.
"E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si." Isaías 34:14

Em  outra interpretação diz que ela (Lilith) juntou-se aos anjos caídos quando se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilith tentou a Adão os fazendo cometer adultério.

Ela então passou a perseguir os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar. Outras histórias referem-se a ela como surgida das trevas ou como um demônio do mar e não como igual ao homem.

Mitologia Suméria

A imagem de Lilith, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilith por volta de 700 A.C.

Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo em que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos a assimilam a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas.

Mitologia Hebraica

A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada, é bem provável que vissem Lilith como um símbolo de algo negativo.

Vemos assim a transformação de Lilith no modelo hebraico de demônio. Assim surgiu as lendas vampíricas: Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims.

Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por uma súcubus, dificilmente um homem saía com vida. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.

Mitologia grega

Lilith é associada com a Deusa grega Hécate, "A mulher escarlate", uma Deusa que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero, reino de Hades. Hécate, assim como Lilith, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.

Existem insinuações de que Lilith pode ter sido retirada da Bíblia durante o Concílio de Trento, a interesse da Igreja Católica, para reforçar o papel das mulheres como devendo ser submissas, e não iguais, ao homem.

Por isso em muitas culturas a mulher na verdade foi uma maldição dada aos homens, na versão Biblica, temos Eva, que seria perfeita para o homem, pois não teria as pretensões de Lilith. Eva que induz ou convence Adão a experimentar o  fruto da árvore do conhecimento, que causa a expulsão de ambos....

Na mitologia grega, temos Pandora, primeira mulher criada por Hefesto, a pedido de Zeus, feita com as melhores qualidades das deusas, entregue ao Homem como presente, juntamente com uma caixa (que continha todos os males da humanidade), a qual foi dada expressa ordem de não abrir, Pandora por curiosidade a abre e todos os males se espalham, ficando somente na caixa a esperança.

Era uma maldição de Zeus, em retalhação a Prometeu ter roubado o fogo divino para dar aos homens.

Assim surge o nosso machismo, dado a herança patriarcal, e aos mitos de que a mulher além de inferior, é a grande causadora dos males do mundo.

  
Fonte: Wikipedia

Um comentário:

  1. Para saber mais sobre a criação do mundo, a evolução dos símios e mais tarde a chegada de Adão e Eva a este mundo e sua morada no Jardim do Éden, favor consultar o Livro de Urântia, que, segundo seus divulgadores, foi ditado por dezenas de seres superiores que participaram e ainda participam da criação e administração da Terra.

    ResponderExcluir