Foram muitos os programas maliciosos que causaram algum dano de diferentes maneiras nos computadores do mundo. Os chamados vírus informáticos caracterizam-se por provocar diferentes tipos de erros e danos aos softwares dos computadores, que em poucos casos podem ser reversíveis, mas que na maioria, causam perdas permanentes. Abaixo a lista dos piores vírus de sempre.
* Pakistani Brain. Apareceu pela primeira vez no ano de 1986. Foi desenhado com a intenção de distribuir publicidade de uma companhia de software. Era colocado em disquetes, a partir de onde infectava os equipamentos.
* Morris Worm. Em 1988 Robert Morris Jr., estudante universitário, criou o primeiro verme informático. Deslocava-se livremente pela rede aproveitando os buracos existentes no sistema operacional Linux. Estima-se que naquele momento o tamanho da internet era de 60 mil computadores; conseguindo afetar 6 mil sistemas, incluindo o centro de pesquisa da NASA.
* W95/CIH. Seu nome está relacionado à data do acidente nuclear de Chernobyl. Os danos que ocasionou alcançaram mais de 800 milhões de dólares e sua origem aconteceu em Taiwan em 1998.
* Melissa. Atacou milhares de usuários e empresas em 26 de Março de 1999. Espalhou-se como documento do MS-Word infectado em um grupo de notícias. Esta série de dados tinha uma lista de interesse sobre páginas pornô.
* BubbleBoy. Ainda que não tenha causado grandes danos em 1999, este vírus marcou toda uma tendência no futuro por ser o primeiro código que infectava sistemas simplesmente ao ler o e-mail em formato HTML.
* I Love You. Foi detectado em maio de 2000. Infectou milhares de computadores no mundo, em especial a sistemas operacionais do "Pentágono" nos Estados Unidos. Este código foi considerado como um dos mais rápidos de todos os tempos em se propagar. Foi criado em Hong Kong e causou danos que superam os 10 bilhões de dólares.
* Code RED. Batizado com o nome de um popular refrigerante, este vírus propagava-se por redes usando o Microsoft's IIS web server. Localizava computadores vulneráveis e causava danos aproveitando a fragilidade em um componente do Índice do IIS. Afetou 400 mil sites.
* Sircam. Vinha oculto dentro do conteúdo de um correio eletrônico, foi considerado muito perigoso pelo grande número de infecções que produziu. Combinava características de trojan e vírus de Internet e também ficou bastante conhecido em 2001 pela frase que encabeçava a mensagem: Olá, como vai?
* SQL Slammer. Infectou principalmente equipamentos com Microsoft SQL Server, usado habitualmente para realizar tarefas relacionadas com registros e bases de dados. Sua origem permanece desconhecido e apareceu no ano 2002.
* Klez. O mais persistente. Em seu momento causou estragos por sua capacidade para aproveitar-se de vulnerabilidades de aplicações como os navegadores da Internet ou o clientes de e-mail, com o fim de auto-executar-se simplesmente com a visualização prévia da mensagem de e-mail que entravam nas caixas de entrada. Apesar de sua antiguidade ainda segue se propagando pela internet com variantes.
* Bagel-Netsky. Para muitos antivírus foi impossível detê-lo em 2004. Eram dois vírus que se propagavam por meio do e-mail ou sites da Internet, que buscavam criar conflitos no computador.
* Sasser. É um vírus que se propaga usando a vulnerabilidade no processo Local Security Authority Subsystem (LSASS por suas siglas em inglês). Só afeta a equipamentos Windows 2000/XP e Windows Server 2003 sem atualização.
* Storm Worm. Foi modificado centenas de vezes, criando eventualmente a maior Botnet (conjunto de robôs informáticos que trabalham de maneira autônoma e automática) do mundo. Em dado momento achou-se que mais de 15 milhões de equipamentos foram infectados ao mesmo tempo, e que estavam sob o controle dos criminosos. A primeira vez que foi descoberto foi no ano 2007.
Fonte: noticiasdot.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário