Anuncios!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

:: O ácido mais ácido de todos os ácidos ::

Todos temos gravados na retina aquela cena do filme Alien na qual descobrimos que o extraterrestre tem ácido em vez de sangue correndo por suas veias: basta ferí-lo de algum modo para que seu sangue ácido salpique e comece a dissolver carne, e depois continuarão dissolvendo o solo de metal que pisamos e chegarão ao andar inferior, onde também continuarão dissolvendo tudo o que se oponha a sua passagem.


Existe algo parecido em nosso mundo? A verdade é que não, mas quase.

O ácido mais temido de uso corrente nos laboratórios é o ácido fluorídrico (HF), que é utilizado para limpar metais. As soluções de HF são transparentes e incolores com uma densidade similar à da água. A propriedade mais extensamente conhecida do HF é a de atacar o vidro. Também atacará esmaltes, cimento, borracha, couro, metais (especialmente o ferro), e compostos orgânicos.

Em um acidente, com um técnico de laboratório que derrubou uma pequena quantidade na sua coxa e, apesar de ter se lavado imediatamente com água e ser levado às pressas ao hospital, perdeu a perna. E ainda assim, a reação do HF com o cálcio dos ossos prosseguiu até 15 dias depois.

Resulta curioso que, apesar de sua ação feroz sobre os metais e o tecido vivo, o HF possa ser armazenado em alguns tipos de garrafas plásticas.

Existem ácidos ainda mais corrosivos. Ao misturar várias destas substâncias, os cientistas criaram uma mistura de pentafluoreto de antimônio, de ácido fluor-sulfônico e de óxido de enxofre, cuja acidez é maior que a de qualquer outro composto conhecido.




Fonte: Info Escola

2 comentários:

  1. Conheço um pouco da ação desse ácido fluorídrico, realmente tem que se ter bastante cuidado ao manusear tal ácido. Deve-se usar luvas e mascara.

    ResponderExcluir
  2. obrigado, esse artigo me ajudou muito, to com um trabalho de química e o professor quer curiosidades essa vai ta lá, obrigado novamente.

    ResponderExcluir