
Todos com certeza devem se lembrar do famoso teorema sobre os três lados do triângulo formulado por Pitágoras, mas você sabe quem foi este homem? Pois bem, Pitágoras, nascido ao redor do ano 560 a.c, na ilha de Samos, era um sujeito bem estranho. Além das suas avançadas formulações matemáticas, também muito estranhas para a sua época, ele tinha crenças bastante estranhas tanto antes como agora.
Pitágoras, apesar de sua genialidade, era um filho de seu tempo. Ele proibiu seus seguidores e alunos de comer feijão e a razão para isso não é que fosse contrário a dieta vegetariana ou que amasse a carne acima de todas as coisas, senão que o bom Pitágoras achava que se por acaso alguém enterrasse um feijão durante 40 dias cobrindo-o com esterco, então este adotaria uma forma humana.
Por conseguinte, para Pitágoras, comer feijão era algo parecido a fartar-se com uma vida humana potencial. Imagine só o coitado vendo uma pratada de feijoada. Para ele seria como um pesadelo de um anti-abortista.
Sua outra ideia disparatada é que cria na transmigração das almas. Ou seja, que a alma de um homem bem poderia ter tido uma existência anterior habitando o corpo de, por exemplo, uma rã. Ou talvez um eerrmmm... feijão?
Apesar de todas estas idas e vindas, Pitágoras foi um gênio da matemática e da astronomia. Foi ele que tornou a matemática um sistema lógico unificado, em vez de um conjunto de regras para casos especiais.
E também teve uma outra ideia meio estranha que, no entanto, era acertada. Naquela época ninguém achava que a Terra pudesse ser redonda, mas ele sim. Por exemplo, Homero achava que era um disco convexo rodeado por um rio. E alguns contemporâneos achavam que tinha forma de prato apoiado em quatro elefantes de pé sobre uma tartaruga, assim como o Discworld de Terry Pratchett.
Pitágoras, no entanto, propôs que a Terra era um balão suspenso no espaço. Que pelo menos sirva para que esqueçamos dos feijões humanoides.
Fonte: Histórias curiosas da ciência de Cyril Aydon


Nenhum comentário:
Postar um comentário