
Que a topografia da Lua é marcada por crateras é fato bem conhecido. Porém, há crateras e outras crateras. Novas fotos da saperfície lunar, que revelam mais detalhes da paisagem, captaram a imagem de um raro tipo de buraco selenita: os poços. Eles são poucos e o mais recentemente fotografado é grande o suficiente para engolir um estádio de futebol inteiro.
Localizado no Mare Ingenii, no hemisfério sul da Lua, o abismo irregular foi visto pela primeira vez através das câmeras de alta resolução da sonda espacial japonesa Kaguya. Depois disso, a Recnnaissance Orbiter, da NASA, obteve uma nova foto do grande poço.
O Mare Ingenii, também chamado de Mar da Inteligência, é mais conhecido porque lá ocorrem, com freqüência redemoinhos lunares, que são associados a anomalias magnéticas. Porém este poço, em relação aos outros dois conhecidos, está sendo considerado gigante: tem 130 metros de diâmetro.
O ângulo da foto, favorecido pela luminosidade, permitiu identificar que fundo deste poço está repleto de pedregulhos, provavelmente, caídos da superfície, durante o fenômeno sísmico que provocou seu surgimento. Os cientistas sipõem que esses poços resultam do colapso de cursos de lava que foram subitamente absorvido para o interior do satélite. Além de ser gigante, a peculiaridade realmente intrigante deste poço descoberto no Mare Ingenii é que, nele, os traços de vulcanismo, que deveriam ser evidentes, simplesmente não existem. O Poço Gigante do Mar Ingenii é mais um mistério na lista dos segredos da Lua. Meditemos...
Fonte: Sofá da Sala
Nenhum comentário:
Postar um comentário