Anuncios!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

:: Coloridas criaturas marinhas chamadas nudibrânquios ::

Os nudibrânquios também conhecidos por babosas do mar se encontram entre as criaturas marinhas mais coloridas. Há mais de 3.000 espécies conhecidas e suas cores chamativas alertam de sua grande toxicidade.


Caracterizam-se por ter o corpo não segmentado, com simetria bilateral e uma cavidade ou celoma em seu interior onde se situam os órgãos, uma cabeça diferenciada com órgãos sensoriais e um pé musculoso na parte ventral que serve de meio de locomoção.

A maioria dos nudibrânquios passam sua vida adulta no fundo do mar e algumas espécies são pelágicas. Podem viver praticamente em todas as profundidades em água salgada, mas conseguem seu maior tamanho em águas profundas; há mais diversidade em águas quentes e pouco profundas.


Os nudibrânquios alimentam-se das substâncias mais tóxicas do oceano e esta toxicidade incorpora-se em sua pele. Por isso são os animais mais coloridos do oceano: possuem combinações de tons azuis, rosas, amarelos, violetas e laranjas; cores brilhantes e extraordinárias que comunicam ao resto do mundo marinho o quão tóxicos são: "Se me comer, morrer".


Os nudibranquios têm boa uma vida sexual; são hermafroditas. Podem ser machos ou fêmeas e em qualquer momento fecundar-se. Basicamente, são como máquinas que produzem ovos. Quando o momento é apropriado, se juntam e produzem um conjunto de ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário